![]() |
Caroline Santos e seus amigos nerds rumo ao Anime Sul em 2010 |
A estudante de Relações Internacionais na UFPEL, Caroline Santos, 21 anos, se considera nerd desde os tempo do ensino fundamental. Para ela, o nerd das antigas não existe mais. "Na minha roda de amigos nerds, conversamos sobre as mais variadas coisas. Sobre RPG, animes, HQs, mangás, música. Mas também nos pegamos falando sobre relacionamentos, política. Não ficamos restritos a esses assuntos estereotipados. Nerd hoje em dia namora, vai à academia, não é mais aquele cara que usa óculos fundo de garrafa e não sai da frente do PC", compara.
Caroline curte tudo que configura um nerd como quadrinhos, animes, jogos, RPG. Mas diz não ser intencional. "São coisas que fui descobrindo e curtindo muito. Eu não procuro as coisas nerds, conheço coisas, curto e depois descubro que são consideradas nerds".
O Dia do Orgulho Nerd foi criado em 2006. A data de 25 de maio foi escolhida em referência à estreia do primeiro filme da série Guerra nas Estrelas, em 1977, um dos ícones do movimento.
Dentre as características nerds, Caroline destaca a fissuração por livros e video-games. "O que eu considero mais nerd em mim é o fato de muitas vezes eu ter deixado de socializar pra ficar jogando alguma coisa, lendo algo. Não sei se isso é uma característica nerd, mas garanto que muito nerd já fez isso, dizendo não vou sair daqui enquanto não zerar esse jogo".
A massificação do conteúdo nerd em programas de TV, como o seriado The Big Bang Theory, música de bandas indies e independentes, e filmes como O Senhor dos Anéis e A Rede Social, incomoda quem vive esse estilo de vida há tempos. "Esse negócio de ser nerd virou pop agora, o que anda desagradando muitos nerds que estão nessa desde a época de exclusão no colégio".
Apesar disso, a popularização do movimento tem seu lado positivo: o preconceito vem diminuindo. Porém, no caso das mulheres nem tanto. "Preconceito por ser nerd sempre rola. E creio que mais ainda se tu é mulher. Eu era sempre a única nerd da sala de aula, e ainda hoje sou a única nerd do meu grupo de amigos. As outras meninas são namoradas deles", finaliza a estudante.
Honrada por participar, hehe ;*
ResponderExcluir