No período de 1850 e 1860, quando a casa foi construída, Dois Irmãos tinha cerca de cinco mil habitantes, sendo que Santa Maria do Herval e Morro Reuter, ainda faziam parte da cidade de descendência alemã. Hoje a estimativa é de vinte e sete mil habitantes.
Os móveis expostos foram doados e alguns até comprados pela prefeitura de Dois Irmãos.A entrada no museu é gratuita e seu horário de atendimento é de terça à sexta-feira das 7h30min às 11h30min e das 13 às 17 horas. Nos sábados e domingos, a casa histórica funciona das 13:30 às 17:30. Durante a semana, o público maior é de crianças, e nos finais de semana de turistas.
As exposições mostram a cultura e vida dos alemães que habitaram a cidade. Durante a nona semana de museus, que ocorreu nesta semana em todo o país, o museu de Dois Irmãos teve o tema “O Calçado & Nossa História”, onde o calçado foi a principal fonte de economia.
Sandra Gonçalves, professora de história e guia do museu, no turno da tarde, ressalta que muitos jovens, hoje em dia, não querem conhecer a história do lugar onde moram em virtude da tecnologia. Para reverter esse quadro, ela aposta que os primeiros passos devem ser dados na educação infantil “mostrando a importância da sua família e dos valores”.
Para este final de semana estão previstas visitas guiadas pela exposição. No domingo, a partir das 14h 30min haverão apresentações culturais de grupos de dança, música gauchesca, vivarte e teatro.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário