segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CBF reconhece título do Flamengo

Essa briga começou lá no distante ano de 1987, quando a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) alegou não ter recursos para organizar o campeonato nacional daquele ano. A solução encontrada pela entidade foi pedir para o então presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, convencer os maiores clubes do país a fundar uma associação que repressentasse os clubes e que organizasse a competição daquele ano. Foi fundado então os “Clube dos 13”, nome dado pela união dos principais clubes do Brasil, que naquele período eram: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Internacional, Grêmio, e o Bahia.
A entidade organizada pelas principais agremiações do país organizaram, então, um toneiro chamado de Copa União. A pedido da CBF foram convidados mais três equipes: Coritiba, Góias e Santa Cruz.
Depois de inciada a competição e com relativo sucesso, pode se dizer que a entidade que coorderna o esporte no país voltou à traz em sua decisão. Sua iniciativa era fazer o campeonatos em dois Módulos (o Módulo Verde seria o organizado pelo Clube dos 13 e o Módulo Amarelo pela CBF) e os dois primeiros de cada disputariam um quadrangular decisivo, mas essa idéia não foi aceita pelos principais clubes do país.
O Módulo Verde teve como campeão o Flamengo. Já o vencedor do Módulo Amarelo foi o Sport Recife. Desde então, a CBF entendia que o Sport era o legitimo campeão brasileiro de 1987, por ter sido o campeão do Módulo organizado pela entidade. O Flamengo lutava pelos seus direitos, mas sempre sem sucesso, pois até mesmo a Justiça Comum diz que o time pernabucano é o legítimo campeão, somente discordam dessa decisão, o Clube dos 13 e Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Hoje pela manhã começou uma reviravolta neste caso.Depois de mais de 23 anos, a torcida rubro-negra carioca pode comemorar, pois logo após um encontro entre a Presidente do Flamengo, Patrícia Amorin, e Ricardo Teixera, Presidente da CBF, a entidade resolveu reconhecer que naquele ano houveram dois campeonatos barsileiros de futebol. Sendo assim, o Flamengo é também reconhecido como Campeão Brasileiro de 87.
Tudo no Futebol, é rápido, dinâmco, ou seja, há sempre uma constante mudança nos fatos. E agora quem pode estar pagando por toda essa reviravolta é o São Paulo, que poderá perder a “Taça das Bolinhas”, taça que seria entregue ao primeiro clube que conquistasse o campeonato barsileiro pela quinta vez. Vale Lembrar que os paulistas conquistaram o Pentacampeonato em 2007 e que o polêmico troféu foi entregue aos são-paulinos na semana passada. Agora, com esse reconhecimento do título flamenguista de 87 e quem pode levar a ”Taça das Bolinhas” da Sala de Trófeus do São Paulo é o próprio Flamengo, já que pelas contas, agora, atualizadas pela CBF o Flamengo conquistou seu quinto título em 1992, o que pode ser considerado a maior reviravolta do futebol brasileiro.


Foto: globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário