Durante duas semanas, três turmas do 2º ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação participam da oficina prática de produção, direção de arte, captação de imagens e edição de imagens, organizadas pelo Outros Olhares. O projeto é desenvolvido pelos professores Lovani Volmer, Morgana Domenica Hattge, Rosane Maria Maitelli, Leonardo Castro Dorneles e Donesca Calligaro, sob a coordenação do professor Rodrigo Perla e tem como objetivo incentivar a leitura e reflexão sobre a sociedade.
Nas oficinas, os alunos conhecem as funções de diretor, produtor, cenógrafo, roteirista, entre outras que são fundamentais na produção de um curta-metragem. Manusear câmeras de vídeo, microfones e editar imagens também fazem parte do aprendizado, como explica a bolsista Cloé Antonia de Mello, que junto com Felipe Müller, ministra as oficinas. “Durante a oficina eles aprendem como funcionam as gravações, o equipamento, os cuidados que eles devem ter”, explica.
Para os alunos, mais do que um projeto escolar, o Outros Olhares é uma oportunidade de conhecer uma nova profissão. O estudante Bruno Fogaça Lima, 16 anos, que participa do projeto, conta que ainda não sabe que carreira quer seguir, mas que está gostando da experiência. “Está sendo muito interessante aprender a usar os equipamentos, até mesmo para vídeos caseiros”, conta.
Este ano todos os roteiros produzidos pelos alunos foram baseados nos contos do escritor hamburguense Henrique Schneider. No mês de setembro, vão começar as gravações dos seis curtas de 2010. cada grupo, terá cinco tardes para finalizar esta fase. Depois, os estudantes tem ainda mais dez dias para realizar o trabalho de edição de imagens, a última etapa do processo. Então, no dia 30 de novembro todos os curtas-metragem são exibidos para os participantes do projeto, professores e convidados. Enfim, no dia 6 de dezembro acontece a premiação dos melhores curtas. As categorias ainda estão sendo definidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário