terça-feira, 27 de julho de 2010

Mano Meneses, o técnico da seleção

O gaúcho Luis Antônio Venker de Menezes, nascido na pequena cidade chamada Passo do Sobrado e popularmente conhecido como Mano Menezes é o novo técnico da Seleção Brasileira de Futebol. Ele recebeu o convite para treinar a seleção “canarinho”, logo após a recusa do técnico do Fluminese Muricy Ramalho.
Ele começou sua tragetória como treinador profissional em 1997, no Guarani de Venâncio Aires, clube pelo qual havia sido jogador. Ainda no Guarani, em 2002, Mano conseguiu a proesa de se sagrar campeão da primeira-fase do campeonato Gaúcho, já que os “grandes” times do futebol do Estado estavam na disputa da já extinta Copa Sul-Minas. Depois passou pelo Brasil de Pelelotas, Iraty do Paraná, voltou ao Guarani e em 2003 recebeu o convite para treinar o 15 de Novembro de Campo Bom. E foi pelo clube do Vale dos Sinos com que o técnico conseguiu sua primeira projeção Nacional, colocando o 15 de Campo Bom entre os semi-finalistas da Copa do Brasil, caíndo somente pelo Santo André, que foi o campeão na ocasião. Em 2004, o treinador comandou o Caxias, quase levando o time da Serra Gaúcha para a Série A do campeonado Brasileiro.
Já em 2005, Mano Menezes ainda no Caxias, aceitou o convite para treinar o Grêmio de Porto Alegre, um dia antes da estréia do Clube na série B do Campeonato Brasileiro. Durante a competição, o técnico reformulou todo o elenco e comandou o time em um verdadeiro ”milagre”no jogo entre Grêmio e Naútico, jogo este reconhecido hoje como “A Batalha dos Aflitos”, em que o time gaúcho teve quatro jogadores expulsos e dois penaltis contra defendidos pelo goleiro Gallatto, e mesmo com sete jogadores em campo a equipe gaúcha venceu por um a zero, voltando assim a primeira divissão. Ainda pelo time tricolor gaúcho, Mano Menezes foi bi-campeão gaúcho e vice-campeão da Libertadores da América, se tranferindo no final de 2007 para o Corinthians.
Pelo clube paulista, o treinador levou a euipe de volta a primeira divisão. E no ano passado ganhou a Copa do Brasil e o Paulistão. Antes de assinar com a seleção, Mano Menezes, deixou o Corinthians na liderança do Campeonato Brasileiro.


Boa Sorte, Mano Menezes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário