sexta-feira, 11 de junho de 2010

O Dia dos Namorados pelo mundo



Está chegando o Dia dos Namorados! Aqui no Brasil acontece no dia 12 de junho. Abraços, beijos, carinhos e, é claro, flores, perfumes, chocolates, jantares e por aí vai... Mas nós aqui da redação ficamos curiosos e fomos atrás de depoimentos para saber como esta data é comemorada pelo mundo afora. 
No México, EUA, Austrália e Portugal, a data mais romântica do ano é comemorada no dia 14 de fevereiro, e é uma espécie de junção do nosso Dia dos Namorados com o Dia do Amigo. Eles comemoram as duas datas neste mesmo dia. 
Do México, Marcelo Baumgratz, nos contou que o dia é chamado de Dia del amor y Amistad. Ele diz que lá a ocasião é um pouco mais formal: se entrega mais flores e os namorados demonstram mais paixão. O ritual é as mulheres esperarem seus buquês e se arrumarem para o jantar.
“Os mais apaixonados enviam os ‘Mariachi’, que são músicos que vão tocar em frente às casas.Também há um local onde os Mariachi estão todos os dias, na calçada, para que os namorados possam parar e oferecer uma música para mulher amada”, finaliza Marcelo.
Nos EUA nossa entrevistada foi Sabrina Eschman. “Aqui chama-se Valentine’s Day porque o dia não é só para namorados, é pra todo mundo, amigos também. Algumas pessoas decoram as casas com objetos que representem o dia. O que mais se usa são muitos corações e as cores rosa e vermelho.” Sabrina também nos disse que lá os chocolates, assim como aqui, são um ótimo presente neste dia.
 
A Austrália também comemora o Valentine’s Day, como nos contou Melissa Sparrenberger, e lá os casais comemoram com piqueniques no parque, jantar fora, comprar chocolate, flores, jóias, entre outros. Melissa também comentou sobre as demonstrações de amor e apreciação: “passeios de barco com uma refeição especial, ou até mesmo, colocando uma mensagem no jornal ou um anúncio na rádio local dedicada a pessoa querida/amada. Lojas e restaurantes decoram os estabelecimentos com pétalas de rosas, velas, balões.”
O consumismo também é grande, na Austrália. O Valentine’s Day é a terceira data comemorativa de maior venda e movimentação, perdendo somente para o Natal e o Dia das Mães. Falando em dinheiro, é neste dia que muitos homens aproveitam para realizar uma das tradições mais caras da Austrália: o noivado. Nossa entrevistada explicou como funciona este momento:
“O namorado entrega à amada um anel de diamantes que deve comprometer no mínimo dois meses de seu salário (considerando que a maioria das pessoas recebem seu salário semanalmente na Austrália, a quantia pode ser bem elevada). Outras pessoas escolhem essa data para formalizar o casamento"
Já a comemoração alemã muda um pouco. Segundo Heike Schmiedt, os adultos de trinta anos em diante, raramente fazem algo especial. Quem mantém a tradição do dia são os jovens, que comemoram com presentes e jantares românticos.
  Também no14 de fevereiro, o dia de São Valentin de Portugal  tem seus restaurantes lotados pelos românticos da cidade. Como nesta época lá faz frio, a preferência dos casais é ir para um lugar aconchegante. Até os chineses lotam, então, é bom fazer reserva!
Os detalhes são contados por Andreia Dutra: “O menu é normalmente com um bom vinho, peixe e uma sobremesa especial. As mesas são enfeitadas com velas, pétalas de rosas, luz ambiente e uma melodia para os pombinhos apaixonados”
Alguns namorados vão ao cinema e outros aproveitam o dia para declarar a união com algum presente. Quanto aos apaixonados mais velhinhos: “É normal ver pessoas de idade comemorar a união, com alguns passeios de barcos no Rio Douro com jantar, o passeio dura duas horas e meia. É super chic!” Finaliza Andreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário